Alisamento Capilar Passo a Passo

Como Fazer Alisamento Capilar Passo a Passo

O alisamento capilar se tornou uma prática bastante comum devido às facilidades de se cuidar, lavar, secar e dominar um cabelo liso. Além disso, cabelos lisos nunca saem da moda, independentemente do tamanho do comprimento, idade ou cor escolhida.

Existem diversas técnicas bastante eficazes para fazer o tratamento. Algumas delas devem ser feitas diretamente com o profissional no salão de cabeleireiros, contudo, para outras pessoas é mais vantajoso fazer o tratamento em casa, com o auxílio de outra pessoa ou sozinha.

Conheça os tipos mais comuns de alisamento capilar, qual a indicação de cada um deles e depois um passo a passo para fazer seu próprio alisamento em casa, fazendo maior economia e conquistando o cabelo do jeito que quer.

alisamento-capilar-300x222

O que é alisamento capilar?

O alisamento capilar é uma técnica utiliza por milhões de pessoas para deixar seus cabelos mais lisos e eliminar o frizz e o volume.

Ao analisar o passo a passo do processo é possível observar que ele é feito por etapas e demora no mínimo uma hora e meia para ficar pronto, independentemente do tipo e comprimento dos fios. Além disso, é possível entender como o tratamento funciona, mesmo que superficialmente: o produto entra em contato com a estrutura do cabelo, selando os fios e alisando-os. Para que o efeito do alisamento seja duradouro e se sustente após a lavagem, é preciso esquentá-lo, através do uso de prancha e secador, para que o procedimento acabe. Posteriormente é preciso tomar os cuidados básicos relacionados à química utilizada.

Quais são os tipos mais comuns de alisamento?

Existe uma grande variedade de tratamentos de alisamento capilar, todos bastante similares no passo a passo. Contudo, alguns são mais comuns, podendo, inclusive, ser feitos em casa.

São eles:

  • Escova progressiva: é o tipo mais comum de alisamento capilar, indicado para todos os tipos de cabelos, tendo efeito gradual de liso. O princípio ativo é o formol e todo o procedimento é longo. O passo a passo é simples: deve ser feito no salão, sendo que o cabeleireiro utilizará um shampoo de limpeza profunda nos fios. Posteriormente, ele separará o cabelo em mechas e aplicará o produto químico de escova progressiva. Ao terminar, ele fará uma escova ou prancha para modular o cabelo e para iniciar o tratamento (que necessita do calor para funcionar). Você deve esperar três dias para retirar o produto dos cabelos. A principal desvantagem é que utiliza formol. A duração média é de três meses.
  • Escova inteligente: Similar à escova progressiva e também indicado para todos os tipos de cabelos, a escova inteligente deixa os fios mais finos. A duração do efeito é mais longa, em média de quatro meses. O princípio ativo é a amônia e o cabelo pode ser lavado no mesmo dia. A desvantagem é que a amônia é agressiva e provoca alergia em muitas pessoas, além disso, o cheiro fica evidente em todas as lavagens.
  • Escova Definitiva: Indicado para cabelos naturais (sem química, outros tipos de alisamento ou procedimentos ou tintura) ou mais lisos, tem efeito permanente. Conforme o cabelo cresce é preciso retocar a raiz e para remover o tratamento é preciso cortar os fios que possuem a química. O passo a passo é similar aos outros tipos, sendo necessária a utilização da prancha. Os cabelos ficam muito lisos devido à ação do hidróxido de amônia.
  • Alisamento fotônico: Também para qualquer tipo de cabelo, utiliza o hidróxido de amônia. Para cabelos crespos e volumosos, esse alisamento capilar elimina o volume. Tem efeito duradouro, sendo necessário apenas o retoque da raiz a cada quatro meses. A ação funciona a partir da aplicação da luz fotônica sobre os fios para ação do componente.
  • Relaxamento: Por fim, o relaxamento é o último tipo de alisamento capilar mais comum entre as mulheres. Menos agressivo aos fios, ele tem duração de até oito meses e é indicado para cabelos afro, crespos, com frizz e volumosos. O passo a passo é um pouco diferente: lava-se o cabelo com shampoo antirresíduo, aplica-se o produto, aguarda-se a ação e depois se lava o cabelo. O princípio ativo pode ser amônia, hidróxido de sódio ou hidróxido de guanidina.

alisamento-capilar-passo-a-passo

Quais os cuidados necessários

Após o tratamento é preciso realizar hidratações constantes e evitar tinturas ou outros tratamentos que possam ter reação com o princípio ativo do produto para evitar queda e quebra dos fios.

Como saber qual é o ideal para você

Através da raiz do cabelo e de análise de profissional da beleza.

Passo a passo para fazer o alisamento capilar em casa

Ao comprar um produto para alisamento capilar em casa escolha por produtos que sejam sem amônia e formol e siga o passo a passo exposto na caixinha.

O procedimento é rápido, em torno de uma hora. Será necessário a ajuda de outra pessoa, para poder usar a prancha e aplicar o produto. Pode-se utilizar o shampoo comum de lavagem dos cabelos e o primeiro acondicionamento é feito com o condicionador do próprio produto.

Muitas mulheres tem o sonho de ter seus cabelos lisos e naturais, mais quase sempre, acabam estragando. Usando chapinhas e secadores acabam queimando seus cabelos.

Misuke uma técnica inovadora de alisamento capilar, mistura o tratamento químico com recondicionamento térmico em alta temperatura. Seu resultado é um cabelo liso, com efeito natural e com brilho intenso.

Segundo especialistas a técnica do Misuke é mais eficiente que muitas outras escovas definitivas.

Surgiu no Japão e logo a técnica já estava sendo usada por famosos nos Estados Unidos, como Julia Roberts, Madonna, Gwyneth Paltrow, e outras.

Veja mais Sobre Alisamento

  • Como Alisar o Cabelo Naturalmente Veja Como Alisar o Cabelo Naturalmente - Dicas para Alisar o Cabelo Naturalmente Em tempos de crise, não da para ir toda semana a um salão de cabeleireiro, mas também não podemos nos descuidar da beleza, principalmente nós mulheres que adoramos estar bonita em todos os momentos da […]
  • Como Alisar o Cabelo Dicas de Como Alisar o Cabelo - Alisar Cabelos Você que se pergunta Como Alisar Cabelos, conheça os três métodos mais utilizados nos salões para alisar os cabelos: o alisamento tradicional, o relaxamento e o recondicionamento térmico (ou chapinha japonesa). Os três processos de […]
  • Alisamento Caseiro Fazer Alisamento Caseiro para Cabelos - Saiba Como ter o Cabelo Liso Naturalmente O cabelo liso é unanimidade no gosto feminino, mesmo as adeptas dos cabelos crespos não resistem aos cabelos lisos em determinado momento. Toda mulher em alguma ocasião da vida quer mudar o visual, a […]
  • Alisamento Japonês – Funciona, Preço, Onde Fazer Confira os preços e onde fazer o Alisamento Japonês Vaidade é o segundo nome de todas as mulheres brasileiras, a maioria delas se importam muito com o cabelo principalmente, é uma das partes do corpo em que a mulher mais se preocupa geralmente. Ter umas lindas madeixas é o sonho de […]
  • Alisamento Definitivo Conheça os Tipos de Alisamento Definitivo Você que quer fazer um Alisamento Definitivo em seu cabelo, saiba que hoje em dia existem diversos tipos de alisamento definitivo. Diversos fatores influenciam na hora de escolher o tipo de alisamento definitivo melhor para cada pessoa, […]
  • Como Fazer Alisamento Dicas de Como Fazer Alisamento - Alisamento Como Fazer Você que não sabe Como Fazer Alisamento, saiba que são três os métodos mais utilizados nos salões para alisar os cabelos: o alisamento tradicional, o relaxamento e o recondicionamento térmico (ou chapinha japonesa). Os três […]


1 Comentário em Alisamento Capilar Passo a Passo

  1. larise disse:

    eu já muitos metodos de alizamento na net um diferente do outro eu não acredito que seja verdade mas eu vou fazer e vou ver se e verdade mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *